sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Provas Práticas

Uma das coisas que apavoram os alunos de Tec. em Gastronomia são as provas práticas, e hoje tivemos uma.
Fazer 3 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) com os ingredientes que compõem a primeira unidade da nossa apostila da matéria de Cozinhas do Novo Mundo. Esta unidade corresponde a: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile.
A professora estabelece um tempo para o preparo, disponibiliza os ingredientes pedidos na lista de compras e depois mãos na massa!
Somos avaliados pelo uniforme, postura, trabalho em equipe. Depois ainda precisamos fazer o mise en plase, preparar os pratos, limpar a bancada e a pia utilizada, montar os pratos e servir. É nesta hora que o nervosismo toma conta. Para cada prato montamos uma ficha técnica (espécie de receita, mas sem medidas caseiras) que será minuciosamente analisada, e para cada erro, décimos a menos.
Fichas corrigidas vêm à análise do prato;
Primeiro a parte visual: se está com boa aparência, se o prato cresce aos olhos, a disposição dos ingredientes, se ele tem altura e boa decoração ;
Segundo a parte gustativa: se o prato está equilibrado, temperado de forma correta, na textura adequada, e a combinação de todos os ingredientes utilizados.
E então, a avaliação final, é quando ficamos sabendo a opinião da professora em relação a todo o trabalho feito.
Este é um momento importante para pararmos pra pensar nas coisas que deram certo e nas que deram errado, no trabalho em equipe, em como “eu” posso melhorar para torná-lo melhor e mais agradável. Serve como um momento de reflexão e por isso que as críticas são sempre bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário