Práticas Profissionais em Gastronomia - Cristiane
Trabalhar em equipe parece uma tarefa fácil, mas não é. Cada indivíduo tem a sua história, o que influencia diretamente no seu jeito de ser e de agir, além da sua carga de experiências, que em nosso caso são de cozinha.
Nos dias de hoje um funcionário além das atribuições profissionais precisa saber se relacionar bem com todos, nem que seja somente no ambiente de trabalho. Esta é mais uma característica que devemos desempenhar para preencher as lacunas de atribuições procuradas por muitas empresas.
Quando todos os funcionários entendem a dinâmica da empresa, reconhecendo seus objetivos e tomando-os como seus, há a procura por um objetivo em comum. A divisão de tarefas e clareza de objetivos faz com todos trabalhem em equipe, não havendo espaço para competições ou maiores conflitos de idéias, pois afinal, todos buscam chegar num mesmo local e buscam superar o mesmo obstáculo.
Dez dicas para que se trabalhe bem em equipe:
- SEJA PACIENTE: muitas vezes é difícil conciliar opiniões, afinal, cada indivíduo pensa de uma forma, por isso, é necessário ser paciente. É importante sempre expor seu ponto de vista, mas ele nem sempre será aceito, ouça o que os outros têm a dizer e respeite suas opiniões, mesmo que sejam contrárias as suas;
- ACEITE A IDÉIA DOS OUTROS: é importante admitir que a idéia do colega possa ser melhor que a sua, reconheça isto. Mais importante do que o seu orgulho, é um objetivo alcançado pelo grupo;
- NÃO CRITIQUE OS COLEGAS: podem existir conflitos entre colegas de trabalho, porém, não deixe que conflitos externos prejudiquem o trabalho do grupo. Você pode criticar idéias, mas nunca a pessoa;
- SAIBA DIVIDIR: em um trabalho em equipe é fundamental dividir tarefas. Não ache que você é o único que pode realizar determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informações é fundamental;
- TRABALHE: não esqueça suas obrigações, ter funções delegadas não significa deixar de trabalhar e de cumprir suas funções;
- SEJA PARTICIPATIVO E SOLIDÁRIO: sempre de o seu melhor e ajude os colegas, quando necessário. Assim você não sentirá vergonha de pedir ajudar e a interação entre todos ficará melhor;
- DIALOGUE: sempre que se sentir desconfortável com alguma função que lhe tenha sido atribuída ou com alguma situação, exponha o problema, expondo o problema é possível buscar uma solução, evitando também o efeito “bola de neve”.
- PLANEJE: para que haja maior eficácia e eficiência do trabalho em equipe é preciso planejar e organizar as atividades;
- EVITE CAIR NO “PENSAMENTO DE GRUPO”: quando o grupo é muito coeso, e com dificuldade de mudança de opiniões, pode ser difícil inovar e o grupo “estacionar” logo depois que todas as barreiras propostas foram ultrapassadas;
- APROVEITE O TABALHO EM EQUIPE: aproveite o que cada colega tem a lhe ensinar, é uma oportunidade de conhecer e entender melhor as pessoas, resultando num convívio mais amigável.
Fonte: <http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx> acesso em 17 de novembro de 2010.
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